Logo Patosja

Operação para retirada de fiação solta em postes continua em Patos de Minas 

Secretaria de Planejamento dividiu a cidade em nove regiões para facilitar retirada de cabos

Por: Redação PatosJá

Fonte: Procon - Lorena Teixeira

Publicado em: 12:19 16-07-2025

Compartilhar:

Secretaria de Planejamento dividiu a cidade em nove regiões para facilitar retirada de cabos

A Prefeitura de Patos de Minas, em parceria com o Procon Municipal, está dando continuidade nas ações para eliminar toda a fiação solta nos postes da cidade. Segundo o coordenador Rafael Godinho, o recolhimento está sendo realizado em diversos bairros. 

“Esse trabalho, que começou no início do ano e teve o projeto-piloto realizado no mês de maio na Major Gote, agora se entende para as demais ruas do centro da cidade e para os bairros”, disse o coordenador. 

Para facilitar a retirada dos cabos, a Secretaria de Planejamento dividiu o município em nove regiões: central, norte, sul, leste, oeste, sudoeste, sudeste, nordeste e noroeste. Godinho explicou que a organização é essencial para otimizar as ações de recolhimento. 

“Nós dividimos esses setores entre as telefonias que operam aqui dentro e delegamos cada setor a uma delas, com um determinado espaço de tempo, para poderem eliminar esses fios”, indicou Rafael. 

Irregular 

Somente nos três primeiros meses deste ano, a empresa já retirou 3,6 toneladas de fios irregulares em seus postes no estado de Minas Gerais, em mais de 28 cidades. O número já é 22,94% superior a todo o ano passado, quando foram realizadas 10.524 notificações.

Recentemente, a Cemig concluiu o censo que identificou cabos de empresas que compartilham postes na área de concessão. Foram localizados cerca de 2,3 milhões de postes em 774 municípios mineiros e mais de 900 empresas que operavam de forma clandestina.
Leia também